A Secretaria Municipal de Saúde de Pinhal de São Bento, através da Vigilância em Saúde Municipal, realizou no dia 18 de junho de 2014, uma capacitação em hanseníase para todos os profissionais da atenção primária em saúde e da vigilância em saúde.
A palestra foi ministrada pela Doutora Jovânia Maria Carletto, médica dermatologista e referência para os atendimentos aos pacientes de Hanseníase na Regional de Francisco Beltrão.
A Hanseníase é uma doença de grande relevância em saúde pública, uma vez que o Brasil só perde em números de casos para a Índia. Na nossa região boa parte dos 27 municípios tem histórico de casos de hanseníase notificados.
A doença se manifesta com manchas na pele que podem ser esbranquiçadas ou avermelhadas, e que tem em comum o fato apresentarem perda de sensibilidade no local. Hanseníase tem cura, mas o diagnóstico precoce facilita o tratamento e diminui o risco de sequelas.
O município de Pinhal de São Bento não notifica casos novos de hanseníase desde 2003, por isso a importância de capacitar os profissionais despertando assim um olhar vigilante para possíveis casos suspeitos.
Esta capacitação faz parte do plano de ação do Programa VIGIASUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário