segunda-feira, 28 de julho de 2014

Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais

Nesta segunda-feira, 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Pinhal de São Bento, realizou uma mobilização para coleta de testes rápidos de Hepatite B e C.
As ações foram realizadas na Casa da Cultura com distribuição de panfletos e coleta de testes rápidos. 
Foram coletados testes de 67 pessoas.
Durante esta semana ainda serão disponibilizados testes na Unidade de Saúde da Família, todas as pessoas que desejarem fazer o teste devem vir até a Unidade trazendo consigo um documento de identificação.
As hepatites B e C são doenças silenciosas, qualquer pessoa pode ter e não saber. É uma doença sexualmente transmissível, mas é possível contagiar-se através de acidentes com materiais pérfuro cortantes, compartilhamento de agulhas, tatuagem e piercing onde não são tomados os devidos cuidados de esterilização, compartilhamento de barbeador, lâmina de depilação, alicate de cútilas, esmalte contaminados com o vírus e através da gestação e parto.
A prevenção pode ser feita através da vacinação. Todas as pessoas até 49 anos que não são portadoras do vírus B, podem receber as 3 doses da vacina e tornar-se imune. 





quarta-feira, 23 de julho de 2014

Saúde Realiza 8ª Oficina do APSUS - Rede de Saúde Mental

No dia 18 de julho, sexta-feira, a equipe de saúde de Pinhal de São Bento participou da 8ª Oficina do Programa APSUS - Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde, com o tema Saúde Mental.
Este Programa vem sendo desenvolvido desde 2012, e tem como objetivo de até 2020, o ter a APS organizada em todos os municípios do Estado, atuando como porta de entrada, com resolutividade e responsabilidade pelos cuidados dos seus cidadãos.
Participaram da oficina 17 profissionais, além da secretária municipal de saúde Nilse Carniel.
Nas oficinas é possível avaliar a atuação da equipe, a inserção na rede de atenção e avaliar as lacunas assistenciais, além de ser um programa voltado para a educação permanente do profissional de saúde que atua na Atenção Primária.
Maiores informação sobre o APSUS no link:   http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2808







terça-feira, 22 de julho de 2014

Monitoramento das ações da Vigilância em Saúde/VIGIASUS

No último dia 16, quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde de Pinhal de São Bento recebeu a visita dos técnicos da 8ª Regional de Saúde - Beatriz Maria Berticelli (Chefe da SCVGE), Maria Carolina, Danilo e Eraldo Machado, com a finalidade de monitorar as ações de vigilância em saúde pactuadas no Programa VigiaSUS.
O município teve um bom desempenho até o presente momento. O monitoramento teve resultado satisfatório, sendo sempre um momento onde a regional de saúde oferece apoio técnico e esclarece dúvidas do município.


terça-feira, 15 de julho de 2014

Capacitação em Hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde de Pinhal de São Bento, através da Vigilância em Saúde Municipal, realizou no dia 18 de junho de 2014, uma capacitação em hanseníase para todos os profissionais da atenção primária em saúde e da vigilância em saúde.
A palestra foi ministrada pela Doutora Jovânia Maria Carletto, médica dermatologista e referência para os atendimentos aos pacientes de Hanseníase na Regional de Francisco Beltrão.
A Hanseníase é uma doença de grande relevância em saúde pública, uma vez que o Brasil só perde em números de casos para a Índia. Na nossa região boa parte dos 27 municípios tem histórico de casos de hanseníase notificados.
A doença se manifesta com manchas na pele que podem ser esbranquiçadas ou avermelhadas, e que tem em comum o fato apresentarem perda de sensibilidade no local. Hanseníase tem cura, mas o diagnóstico precoce facilita o tratamento e diminui o risco de sequelas.
O município de Pinhal de São Bento não notifica casos novos de hanseníase desde 2003, por isso a importância de capacitar os profissionais despertando assim um olhar vigilante para possíveis casos suspeitos.
Esta capacitação faz parte do plano de ação do Programa VIGIASUS.