terça-feira, 7 de outubro de 2014

Outubro Rosa

O Mês de Outubro é o mês da prevenção ao Câncer de Mama no mundo todo.
Um mês Rosa para que sua saúde não passe em branco.
Em Pinhal de São Bento, no dia 01 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou as atividades deste mês tão especial com uma caminhada e a realização de uma aula de Zumba, aberta para todas mulheres do município.
O evento foi organizado por toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e contou com o apoio do Sicoob, da Cresol, do Mercado Barbieri, Móveis Pereira, Loja Mari Lúcia e da J.C.A. entreposto da Caixa Econômica Federal.
Participaram do evento 187 mulheres de todas as faixas etárias, foi um momento de descontração e de pensar na importância da atividade física na prevenção de doenças, inclusive o câncer de mama.
Após a aula de Zumba com a Professora Rafaela Dal Cortivo foi servido um café da manhã saudável com frutas, gelatina, suco natural.
Neste mesmo dia foi realizado um pedágio, onde os carros foram adesivados com o laço cor de rosa, símbolo da campanha de prevenção ao câncer de mama.
A programação para o mês de outubro conta ainda com uma campanha de coleta de coleta de exames preventivos de câncer de colo uterino no período noturno, na semana de 20 a 24 de outubro, onde também serão realizadas avaliações de saúde bucal para as mulheres que desejarem.
No dia 29 de outubro às 18:30 horas será realizada uma palestra com a Psicologa Drª Bruna Bandeira Ferrari e a Nutricionista Drª Tatiana Stein enfatizando a influencia dos hábitos saudáveis de vida na saúde da mulher.
Todas as mulheres pinhalenses estão convidadas a participar das atividade do Outubro Rosa e cuidar de sua saúde. 





Mulher que se ama se cuida!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Primeira semana integral

A equipe da Estratégia de Saúde da Família realiza a visita da Primeira Semana Integral a todas as puérperas e recém-nascidos residentes no município.
Esta visita faz parte do acompanhamento de pré-natal que se encerra com a consulta de puerpério que acontece 30 dias após o parto.
Nesta visita é avaliada a interação entre a mãe o bebe, o aleitamento materno, as condições de saúde do binômio, realizada a coleta do teste do pezinho e orientações sobre saúde bucal e demais cuidados neste período tão especial.






Agosto Azul 2014

Desde o ano de 2012, o estado do Paraná dedica o mês de agosto à Saúde do Homem, é o AGOSTO AZUL. Neste ano o tema era o Tabagismo - A VIDA VAI MAIS LONGE SEM TABACO, de acordo com as estatísticas 48% te toda população masculina é fumante.
A Secretaria Municipal de Saúde de Pinhal de São Bento promoveu nesta moite de quarta-feira, 27, uma palestra que reuniu 213 homens, onde foram abordados temas como a depressão masculina e as principais doenças que atingem cada aparelho do corpo humano. Os palestrantes foram a Psicóloga Drª Bruna Bandeira Ferrari e o Médio Dº Nérinton Pinho.
Além das palestras, os participantes puderam fazer um teste de glicemia capilar, receberam kits de saúde bucal com escova, creme e fio dental e os com idade a partir de 40 anos ganharam um exame de PSA.
A participação foi bastante satisfatória, os homens a cada ano, vem demostrando maior interesse por assuntos relacionados a saúde, fato que é constatado devido ao aumento no número de participantes dos encontros a cada ano.
O mês é dedicado á saúde do homem, mas devemos lembrar que todo dia é dia de cuidar da saúde. #ficaadica 
Equipe da Secretaria Municipal de Saúde, Prefeito e Vice-prefeito municipal

Palestra do Doutor Nérinton Pinho

Palestra da Psicóloga Doutora Bruna Bandeira Ferrari

Entrega de kits de saúde bucal aos participantes do evento

Coleta de glicemia capilar

Coleta de glicemia capilar

Público presente no evento

Recepção do público do evento

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Doe sangue!!! Tem sempre alguém esperando a sua doação!!!!


                Não cruze os braços, tem sempre alguém esperando sua doação! Saiba como realizar esse ato de solidariedade no Blog da Saúde!  #doesangue 





Tire suas dúvidas, acesse o link abaixo:

http://goo.gl/PvWtc8

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais

Nesta segunda-feira, 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Pinhal de São Bento, realizou uma mobilização para coleta de testes rápidos de Hepatite B e C.
As ações foram realizadas na Casa da Cultura com distribuição de panfletos e coleta de testes rápidos. 
Foram coletados testes de 67 pessoas.
Durante esta semana ainda serão disponibilizados testes na Unidade de Saúde da Família, todas as pessoas que desejarem fazer o teste devem vir até a Unidade trazendo consigo um documento de identificação.
As hepatites B e C são doenças silenciosas, qualquer pessoa pode ter e não saber. É uma doença sexualmente transmissível, mas é possível contagiar-se através de acidentes com materiais pérfuro cortantes, compartilhamento de agulhas, tatuagem e piercing onde não são tomados os devidos cuidados de esterilização, compartilhamento de barbeador, lâmina de depilação, alicate de cútilas, esmalte contaminados com o vírus e através da gestação e parto.
A prevenção pode ser feita através da vacinação. Todas as pessoas até 49 anos que não são portadoras do vírus B, podem receber as 3 doses da vacina e tornar-se imune. 





quarta-feira, 23 de julho de 2014

Saúde Realiza 8ª Oficina do APSUS - Rede de Saúde Mental

No dia 18 de julho, sexta-feira, a equipe de saúde de Pinhal de São Bento participou da 8ª Oficina do Programa APSUS - Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde, com o tema Saúde Mental.
Este Programa vem sendo desenvolvido desde 2012, e tem como objetivo de até 2020, o ter a APS organizada em todos os municípios do Estado, atuando como porta de entrada, com resolutividade e responsabilidade pelos cuidados dos seus cidadãos.
Participaram da oficina 17 profissionais, além da secretária municipal de saúde Nilse Carniel.
Nas oficinas é possível avaliar a atuação da equipe, a inserção na rede de atenção e avaliar as lacunas assistenciais, além de ser um programa voltado para a educação permanente do profissional de saúde que atua na Atenção Primária.
Maiores informação sobre o APSUS no link:   http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2808







terça-feira, 22 de julho de 2014

Monitoramento das ações da Vigilância em Saúde/VIGIASUS

No último dia 16, quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde de Pinhal de São Bento recebeu a visita dos técnicos da 8ª Regional de Saúde - Beatriz Maria Berticelli (Chefe da SCVGE), Maria Carolina, Danilo e Eraldo Machado, com a finalidade de monitorar as ações de vigilância em saúde pactuadas no Programa VigiaSUS.
O município teve um bom desempenho até o presente momento. O monitoramento teve resultado satisfatório, sendo sempre um momento onde a regional de saúde oferece apoio técnico e esclarece dúvidas do município.


terça-feira, 15 de julho de 2014

Capacitação em Hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde de Pinhal de São Bento, através da Vigilância em Saúde Municipal, realizou no dia 18 de junho de 2014, uma capacitação em hanseníase para todos os profissionais da atenção primária em saúde e da vigilância em saúde.
A palestra foi ministrada pela Doutora Jovânia Maria Carletto, médica dermatologista e referência para os atendimentos aos pacientes de Hanseníase na Regional de Francisco Beltrão.
A Hanseníase é uma doença de grande relevância em saúde pública, uma vez que o Brasil só perde em números de casos para a Índia. Na nossa região boa parte dos 27 municípios tem histórico de casos de hanseníase notificados.
A doença se manifesta com manchas na pele que podem ser esbranquiçadas ou avermelhadas, e que tem em comum o fato apresentarem perda de sensibilidade no local. Hanseníase tem cura, mas o diagnóstico precoce facilita o tratamento e diminui o risco de sequelas.
O município de Pinhal de São Bento não notifica casos novos de hanseníase desde 2003, por isso a importância de capacitar os profissionais despertando assim um olhar vigilante para possíveis casos suspeitos.
Esta capacitação faz parte do plano de ação do Programa VIGIASUS.



quinta-feira, 17 de abril de 2014

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde em Campanha de Combate A Dengue










Os profissionais da equipe de saúde do município de Pinhal de São Bento realizaram nesta quinta-feira, 17, a tarde, um grande multirão com entrega de panfletos em todos os domicílios da zona urbana e da comunidade da Linha Sede União.
O objetivo da equipe é o de conscientizar a população para que cada um faça sua parte no combate a dengue, mantendo as residências livres de recipientes onde possa haver acúmulo de água parada.
A dengue é uma doença grave que pode levar a morte e a prevenção é o melhor remédio!!!!!

Secretaria de Saúde realiza Audiência Pública referente ao 3º Quadrimestre de 2013

No dia 15 de abril de 2014, às 19:00 horas, na Câmara Municipal de Vereadores de Pinhal de São Bento, foi realizada a Audiência Pública da Secretaria Municipal de Saúde, referente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2013, ou seja do 3º quadrimestre do exercício de 2013.
Foi apresentado ao poder legislativo e demais pessoas presentes o relatório de gestão da Secretaria de Saúde do município, com a prestação de contas referente ao período e apresentação das ações realizadas na Unidade de Saúde da Família.
O setor saúde deve realizar de acordo com a Lei 141/2012, 3 audiências anuais referentes aos relatórios quadrimestrais de gestão. 
Esses relatórios são primeiramente apreciados e aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde e posteriormente apresentado em audiência aberta ao público.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Todos na luta contra a Dengue!

A dengue é uma arbovirose cujo vetor é o mosquito Aedes aegypti . É uma doença grave e pode matar.
A prevenção da dengue consiste em manter o ambiente limpo, livre de recipientes onde pode haver acúmulo de água pois nestes locais a fêmea do mosquito bota seus ovos e assim multiplica-se o vetor. Uma vez contaminado com o vírus da dengue o mosquito pode transmitir a doença para até 80 pessoas no seu ciclo de vida.
Prevenir a dengue é dever de todos os cidadãos pois não há fronteiras para impedir a passagem do mosquito de um domicílio a outro.
Abaixo a imagem de como funciona o ciclo de transmissão da dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um grande trabalho de divulgação das ações de prevenção a dengue, com faixas e cartazes informativos para relembrar a população sobre a importância da luta contra o vetor. Essas ações são financiadas pelo programa VIGIASUS, que destina recursos estaduais para as vigilâncias em saúde dos municípios, recursos que devem ser destinados exclusivamente para ações de vigilância epidemiológia, sanitária, ambiental e de saúde do trabalhador. Este trabalho é de grande importância pois um epidemia de dengue é um problema grave de saúde e A PREVENÇÃO É A ÚNICA MEDIDA DE CONTROLE !!!!!
Os sintomas da dengue são dor de cabeça, febre alta, dores musculares e articulares, dor no fundo dos olhos, pequenas manchas vermelhas pelo corpo. Obs.: Uma pessoa doente de dengue não precisa apresentar todos estes sintomas.
Mediante a suspeita de dengue procure a unidade de saúde para coleta de exames e tratamento.
Não há tratamento específico para a dengue, entretanto medicamentos como aspirina devem ser evitados pois aumentam o risco de hemorragias.
A coleta do exame deve ser feita após 5 dias do início dos sintomas.
Hoje o índice de infestação do município é de 21.6, ou seja, a cada 100 domicílios, em 21 foram encontradas larvas do mosquito transmissor, por isso todos devem se envolver no combate a dengue.
COMBATER A DENGUE É UMA LUTA DE TODOS!!!!!




domingo, 9 de março de 2014

Nesta segunda, Vacinação contra o HPV!!!!

Nesta segunda-feira, 10 de março, inicia-se a vacinação contro o vírus HPV em todo o Brasil. Esta vacina entrará no calendário básico de vacinação do adolescente, sendo que neste ano, o público alvo meninas na faixa etária de 11 anos a 13 anos, 11 meses e 29 dias. A meta é vacinar neste mês, 80% da população alvo.
Todas as meninas na faixa etária de 11 a 13 anos devem receber a primeira dose da vacina, uma vez que ela protege contra 4 tipos de vírus HPV, que é um dos principais fatores causadores do câncer de colo uterino.
Nesta faixa etária observou-se melhor resposta imunológica a vacina.
Em Pinhal de São Bento a partir do dia 10 de março segunda-feira, haverá a disposição das adolescentes a vacina no Posto de Saúde. Para receber a vacina, as adolescentes devem procurar a unidade básica de saúde trazendo consigo carteira de vacinação e documento de identificação.
O esquema de vacinação consiste em 3 doses, sendo a segunda 6 meses após a primeira dose e a terceira 5 anos após a primeira dose.
Não perca a oportunidade de receber a vacina!!! Vacinação é a melhor forma de prevenção.
Não há contra-indicação para a vacina contra o HPV e pode ser administrada concomitantemente a outras vacinas.
A Sala de Vacinas em Pinhal de São Bento funciona de segunda a sexta-feira das 7:30 às 11:30 horas e das 12:45 às 16:30 horas.
Vá até a unidade de saúde e fique com a carteira de  vacinação em dia!!!!