quinta-feira, 17 de abril de 2014

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde em Campanha de Combate A Dengue










Os profissionais da equipe de saúde do município de Pinhal de São Bento realizaram nesta quinta-feira, 17, a tarde, um grande multirão com entrega de panfletos em todos os domicílios da zona urbana e da comunidade da Linha Sede União.
O objetivo da equipe é o de conscientizar a população para que cada um faça sua parte no combate a dengue, mantendo as residências livres de recipientes onde possa haver acúmulo de água parada.
A dengue é uma doença grave que pode levar a morte e a prevenção é o melhor remédio!!!!!

Secretaria de Saúde realiza Audiência Pública referente ao 3º Quadrimestre de 2013

No dia 15 de abril de 2014, às 19:00 horas, na Câmara Municipal de Vereadores de Pinhal de São Bento, foi realizada a Audiência Pública da Secretaria Municipal de Saúde, referente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2013, ou seja do 3º quadrimestre do exercício de 2013.
Foi apresentado ao poder legislativo e demais pessoas presentes o relatório de gestão da Secretaria de Saúde do município, com a prestação de contas referente ao período e apresentação das ações realizadas na Unidade de Saúde da Família.
O setor saúde deve realizar de acordo com a Lei 141/2012, 3 audiências anuais referentes aos relatórios quadrimestrais de gestão. 
Esses relatórios são primeiramente apreciados e aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde e posteriormente apresentado em audiência aberta ao público.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Todos na luta contra a Dengue!

A dengue é uma arbovirose cujo vetor é o mosquito Aedes aegypti . É uma doença grave e pode matar.
A prevenção da dengue consiste em manter o ambiente limpo, livre de recipientes onde pode haver acúmulo de água pois nestes locais a fêmea do mosquito bota seus ovos e assim multiplica-se o vetor. Uma vez contaminado com o vírus da dengue o mosquito pode transmitir a doença para até 80 pessoas no seu ciclo de vida.
Prevenir a dengue é dever de todos os cidadãos pois não há fronteiras para impedir a passagem do mosquito de um domicílio a outro.
Abaixo a imagem de como funciona o ciclo de transmissão da dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um grande trabalho de divulgação das ações de prevenção a dengue, com faixas e cartazes informativos para relembrar a população sobre a importância da luta contra o vetor. Essas ações são financiadas pelo programa VIGIASUS, que destina recursos estaduais para as vigilâncias em saúde dos municípios, recursos que devem ser destinados exclusivamente para ações de vigilância epidemiológia, sanitária, ambiental e de saúde do trabalhador. Este trabalho é de grande importância pois um epidemia de dengue é um problema grave de saúde e A PREVENÇÃO É A ÚNICA MEDIDA DE CONTROLE !!!!!
Os sintomas da dengue são dor de cabeça, febre alta, dores musculares e articulares, dor no fundo dos olhos, pequenas manchas vermelhas pelo corpo. Obs.: Uma pessoa doente de dengue não precisa apresentar todos estes sintomas.
Mediante a suspeita de dengue procure a unidade de saúde para coleta de exames e tratamento.
Não há tratamento específico para a dengue, entretanto medicamentos como aspirina devem ser evitados pois aumentam o risco de hemorragias.
A coleta do exame deve ser feita após 5 dias do início dos sintomas.
Hoje o índice de infestação do município é de 21.6, ou seja, a cada 100 domicílios, em 21 foram encontradas larvas do mosquito transmissor, por isso todos devem se envolver no combate a dengue.
COMBATER A DENGUE É UMA LUTA DE TODOS!!!!!